Os problemas mais comuns encontrados na construção civil estão relacionados com a umidade ou a penetração de água nas edificações, principalmente em paredes, pisos, fachadas, tetos e geralmente não estão relacionados a somente uma única.

A falta de projetos de impermeabilização ou ainda a utilização de produtos impermeabilizantes inadequados podem ocasionar problemas com umidade.

Alguns dos problemas encontrados nas edificações relacionados à umidade ou penetração de água são:

  • Eflorescências 
  • Aparecimento bolores e algas,
  • Ferrugens,
  • Perda de rebocos,
  • Danificação de pinturas
  • Deterioração das estruturas.

Os tipos de umidade podem ser vários, os prinipais são:

 

mas entre eles temos a umidade decorrente de intempéries que geralmente ocorre pela ação da água da chuva, penetrando nas fissuras da fachada por exemplo. A melhor solução para este problema é a aplicação do produto Protec Imper ou Protec Impertop 512 sobre a superfície de concreto e de tijolos cerâmicos como usualmente se vê nas fachadas das edificações habitualmente executadas. Temos ainda alguns locais como as lajes de cobertura, por exemplo, que devido a movimentações estruturais leves, requer um tipo de impermeabilizante flexível. Neste caso a melhor solução é a aplicação do produto Protec Imper Flexível diretamente sobre a laje de concreto com o uso de uma tela de poliéster a partir da segunda demão de aplicação do produto e posteriormente executar a proteção mecânica.

Outro tipo comum é a umidade por condensação, que acontece quando o vapor de água do interior de algum ambiente entra em contato com superfícies frias, como paredes, metais e vidros, e assim resulta no aparecimento de gotículas e bolor. Uma das principais causas desse fenômeno está associada à falta de ventilação, principalmente em cozinhas e banheiros. Para solucionar este tipo de problema com umidade por condensação a Protec recomenda a aplicação do produto Protec Imper ou Protec Impertop 512 principalmente nas áreas molhadas da residência.

Já a umidade proveniente da infiltração atinge o interior de uma casa pelas paredes. Pode ser causada pelo escapamento de encanamentos, pela ausência de impermeabilização nas áreas úmidas ou pelo isolamento ineficaz de casas adjacentes. Podendo também ocorrer em ambientes enterrados, como subsolos, onde estes devem ser projetados com o lençol freático do lado de fora. Para estes casos como também em áreas de subsolos, o uso do produto Protec Imper ou Protec Impertop 512 é a melhor solução para corrigir problemas com infiltrações, sendo aplicados diretamente sobre a parede de blocos cerâmicos, de concreto e de alvenaria estrutural por exemplo.

Temos ainda alguns casos específicos sobre problemas de umidade com infiltrações em áreas como piscinas, neste caso a melhor solução é o produto Protec Imper Flexível, desenvolvido especialmente para assegurar a resistência necessária para suportar a alta carga exercida pelo peso da água em conjunto com movimentações estruturais leves.

Há, ainda, a umidade ascendente por capilaridade. Ela surge nas áreas inferiores das paredes, que absorvem a água do solo pela fundação. Nesse caso, a parede está ligada com as vigas de fundação, ficando parcialmente enterrada e em contato com a superfície úmida. As etapas necessárias para solucionar completamente este tipo de problema começam pelas fundações onde é recomendado aplicar o produto Protec Imper ou Protec Impertop 512 na parte lateral e superior das fundações, principalmente na viga baldrame. Posteriormente a Protec recomenda ainda o uso do produto Protec Reboco Antiumidade no assentamento da primeira fiada de blocos cerâmicos e nas paredes como reboco usual evitando assim a umidade que possa subir na parede por capilaridade.

Quadro 1: Tipos de umidade × Produto solução

UMIDADE DECORRENTE DE INTEMPÉRIES

Protec Imper, Protec Impertop 512 e Protec Imper Flexível

UMIDADE POR CONDENSAÇÃO

Protec Imper e Protec Impertop 512

UMIDADE POR INFILTRAÇÃO

Protec Imper, Protec Impertop 512 e Protec Imper Flexível

UMIDADE ASCENDENTE POR CAPILARIDADE

Protec Imper, Protec Impertop 512 e Protec Reboco Antiumidade

Fonte: Do autor.

Saiba mais sobre nossos produtos acessando nossa linha de impermeabilizantes nos links abaixos:

·         PROTEC IMPER;

·         PROTEC IMPERTOP 512;

·         PROTEC IMPER FLEXÍVEL;

·         PROTEC REBOCO ANTIUMIDADE.


 
 
Voltar

BUSCA

CATEGORIAS
Dicas
Pisos