Por Ana Raulino

 

O impacto ambiental causado pelo setor da construção civil é um assunto amplamente discutido por se utilizar de recurso naturais e energia de forma intensiva. Na busca de minimizar esses impactos, a construção sustentável apresenta alternativas e uma delas é escolher materiais industrializados para a obra, reduzindo ao mínimo o uso dos insumos.

 

A industrialização da construção elimina desperdícios na obra. Para não apresentar revés biológicos, a PROTEC utiliza matérias primas com baixo compostos orgânicos voláteis (COV’s), então não apresentam ricos a saúde de seus usuários.

 

Na busca por novas matérias primas sustentáveis a PROTEC utiliza aditivos que não causam impactos no meio ambiente e otimizam a performance do cimento, sendo necessário quantidades reduzidas do mesmo para argamassa com mesmo desempenho. 

 

 

“A PROTEC otimiza a performance do cimento, reduzindo-o para que as argamassas tenham o mesmo desempenho.”

 

 


 

O processo produtivo do cimento gera o gás carbônico e aproximadamente 35% da matéria prima inicial é lançada na atmosfera na forma deste gás. E com o crescimento do uso deste insumo, a participação da parcela de CO² gerada pela fabricação de cimento mais do que dobrou nos últimos 30 anos. Já que não é possível eliminar o cimento da construção civil, devemos obter máxima performance deste insumo, reduzindo dosagens através de tecnologias.

 

“Já que não é possível eliminar o cimento da construção civil, devemos obter a máxima performance deste insumo, reduzindo dosagem através de tecnologias.”


 

 

 

 

 

 

 

Outros materiais usados em grande escala apresentam problemas similares, por isso a PROTEC oferece alternativas para métodos convencionais, como por exemplo, o PROTEC ARGAFIX é um aditivo orgânico obtido de maneira sustentável, que substitui a CAL, que segundo o Ministério de Minas e Energia, encontra se entre as industrias com maior taxa de emissão de gás carbônico na atmosfera.

Descarte de resíduos da construção civil. 

 

Na contramão do desperdício, a opção por produtos PROTEC reduz o transportes de materiais, diminuindo o número de caminhões nas estradas e reduzindo diretamente a emissão de poluentes geradas por estes veículos. Os produtos além de atribuírem rendimentos muito superior aos produtos convencionais, são hidratadas no local da obra, acrescendo um rendimento médio de 30% em relação a argamassa pronta ou de base acrílica. Assim temos um ganho mensurável na logística dos materiais e reduzindo a emissão de CO2 ao meio ambiente.

 

"A opção por produtos PROTEC reduz o transportes de materiais, diminuindo o número de caminhões nas estradas e reduzindo diretamente a emissão de poluentes geradas por estes veículos."

 

 

 

 

 

 

 

 

Menos transportes resulta em menos pouição.

 

Os produtos PROTEC foram desenvolvidos com altos níveis de excelência que definimos para ajudar nossos clientes e parceiros a alcançar melhorias no desempenho ambiental.

 

Veja alguns exemplos práticos:

 

PRODUTO

SUBSTITUIÇÃO

CONTRIBUIÇÃO AMBIENTAL

MASSA CORRIDA - Composto de resinas é água

CALFINO – Á base de cal, material com alta emissão de CO2

- Substitui produtos poluentes;

- Rendimento de 30% a 60% superior a esses materiais;

- Otimização transporte;

- Conforto na aplicação pois gera menos pó.

GESSO REVESTIMENTO – Com sucateamento de geralmente 30% do material na obra, seu descarte é altamente poluente

- Zero desperdício;

- Otimização do Transporte.

 
  

CAL – Material com altos índices de CO2 da atmosfera em durante sua fabricação.

- Substitui a cal

- 1 saco de cal é substituído por 150mL do Produto

CIMENTO QUEIMADO, no qual é necessário várias demãos e uso de cimento puro.

- Elimina demãos, reduzindo deslocamento até a obra.

- Otimização do cimento através de aditivos de última geração.

MANTA ASFALTICA – Se utiliza de material inflamável para fabricação e aplicação, causando alteração na qualidade do ar da comunidade próxima..

- Substitui compostos asfálticos.

TEXTURA ACRÍLICA - Compostas por resinas acrilicas, aditivos e água.

- Rendimento de 30% a 50% superior a materiais acrílicos;

- Otimização do transporte.

CHAPISCOS CONVENCIONAIS – Alto teor de cimento, maior logística de transporte e alto consumo em obra, exigindo estoques de areia e cimento no local.

- Rendimento até 50% superior

- Evita transporte e estocagem de areia e cimento para essa finalidade.

 


 
 
Voltar

BUSCA

CATEGORIAS
Dicas
Pisos